Estudos relacionam a Endometriose a Síndrome do Intestino Irritável com os alimentos da tabela de FODMAP's. A sigla FODMAP são os Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis fermentáveis. Esses componentes pertencem ao um grupo de carboidratos de cadeia curta encontrados em uma variedade de grãos, frutas e vegetais. O organismo tem dificuldade de digerir e são facilmente fermentáveis por bactérias. Há uma produção de gás causando distensão intestinal induzindo dor e inchaço com efeitos secundários na motilidade intestinal.
MOORE (2017) apresenta estudo com 160 mulheres com diagnóstico de endometriose, onde a dieta delas eram com restrição de alimentos da tabela de FODMAP. A conclusão dos autores que a dieta com restrição de FODMAP é eficaz no tratamento de mulheres com sintomas intestinais e endometriose.
Outro estudo de SCHINK (2019) mostra dados da relação entre a alimentação, os sintomas gastrointestinais e a endometriose. No estudo mostra que as mulheres com endometriose relatam desconfortos intestinais. 77% das pacientes estudadas apresentavam algum sintoma de constipação, flatulência, diarreia ou evacuações mais frequentes. Somados a esses sintomas, apresentam alergias e as intolerâncias alimentares.
Necessário acompanhamento especializado em FODMAP's para a readequação alimentar nessa situação de Síndrome de Intestino Irritável e Endometriose. No primeiro momento, dieta com restrição destes alimentos no curto prazo. Após, o retorno gradativo, com a finalidade da identificação dos alimentos não tolerados.
Também, não menos importante, reduzir as quantidades dos alimentos FODMAP's nas refeições. Boa mastigação para auxiliar na digestão.
Referências
MOORE, J. S. et al. Endometriosis in patients with irritable bowel syndrome: Speci c symptomatic and demographic pro le, and response to the low FODMAP diet. Aust N Z J Obstet Gynaecol, Melbourne, Mar, 17. 2017
SCHINK, M. et al. Different nutrient intake and prevalence of gastrointestinal comorbidities in women with endometriosis. Journal of physiology and pharmacology: an official journal of the Polish Physiological Society. Poland, Ago 20. 2019
0 comentários:
Postar um comentário