Redes sociais

Antioxidante X Endometriose

30 de agosto de 2020
Tatiane
A literatura científica mostra que dietas deficientes em nutrientes resultam em alterações no metabolismo lipídico, estresse oxidativo e promovem anormalidades epigenéticas, que podem estar envolvidas progressão da doença. A reeducação alimentar parece ser uma ferramenta promissora na prevenção e tratamento da endometriose.


O Ômega 3, Vitamina D3 e Resveratrol, maior consumo de frutas e verduras, preferencialmente orgânicas e cereais integrais parecem exercer efeito protetor, com redução no risco de desenvolvimento e progressão da doença Halpern et al. (2015).

Estudo com 83 mulheres com endometriose fizeram uma dieta rica em antioxidantes e constatou-se uma redução nos marcadores de estresse oxidativo dessas pacientes com administração de uma dieta rica em vitaminas A, C e E por quatro meses. Mier-Cabrera et al. (2009). 

A melhor forma de consumo da Vitamina A é consumir alimentos com o seu precursor: beta-caroteno. Pois é estocada no fígado, doses altas podem ser tóxicas. Como a Vitamina C tem a propriedade de proteger o corpo contra muitas substâncias tóxicas por ser um antioxidante, ela protege o sistema reprodutor expostos a agentes nocivos. A Vitamina E é um dos antioxidantes para proteger o corpo de radicais livres evitando que gorduras poli-insaturadas se tornem oxidadas. A endometriose caracterizada com uma doença inflamatória mostra responder de forma positiva com o uso de antioxidantes quando incorporados ao seu tratamento. 

Lete et al. (2018) divulgou um estudo com 398 pacientes com endometriose, utilizaram a combinação de N-acetilcisteina + Ácido Alfalipoico + Bromelina durante 6 meses. Resultado de uma redução acentuada de dor pélvica e a menor necessidade de ingestão de analgésicos nesse grupo de mulheres. No mesmo estudo, os autores observaram que a utilização desses antioxidantes não prejudica a fertilidade como o tratamento químico de pílulas anticoncepcionais e análogas do GNRH, ambos são medicamentos são utilizados no tratamento da endometriose. 

Os antioxidantes têm como função de anti-inflamatórios naturais combatendo o excesso de radicais livres que leva o processo inflamatório da endometriose. Dependendo do caso e da avaliação do ginecologista, os antioxidantes podem ser adicionados ao tratamento medicamentoso da endometriose. Assim contribuindo nos melhores resultados e a qualidade de vida da mulher.

---

Com carinho,

Tati


Referências Bibliográficas

HOPEMAN, M. M. et al. Serum Polyunsaturated Fatty Acids and Endometriosis. Reproductive sciences. 
Thousand Oaks, Dec, 30. 2015.

MIER-CABRERA, 
J. et al. Women with endometriosis improved their peripheral antioxidant markers after the application of a high antioxidant diet. Reprod Biol Endocrinol. London. May, 28. 2009.

LETE, I. et el. Effectiveness of an antioxidant preparation with N-acetyl cysteine, alpha lipoic acid and bromelain in the treatment of endometriosis-associated pelvic pain: LEAP study. 
European journal of obstetrics, gynecology, and reproductive biology. Amsterdam, SET, 28. 2018.


Publicação protegida pela lei do Direito Autoral nº 9.160/98 – Não é permitida a divulgação e/ou cópia desse material sem citar a fonte.


Aviso Legal

As informações contidas nesta página tem caráter informativo, não substituem a consulta ou acompanhamento médico.

Dúvidas, consulte sempre seu médico de confiança.

0 comentários:

Postar um comentário