Acupuntura é um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, tem como objetivo equilibrar e circular a energia que percorre os canais. Ela permite um bem estar psíquico e um relaxamento profundo extremamente benéfico, pois permitem à pessoa reconectar-se consigo mesmo em um nível sutil e silencioso. As agulhas são colocadas com o intuito de restabelecer o equilíbrio global dos diversos sistemas do corpo, integrando os meridianos, a mente e o corpo, e oferecendo a sensação da unidade do self.
Acupuntura produz efeito anti-inflamatório e regulatório de hormônios, como o estrógeno e a progesterona. Buscam-se através da Acupuntura ciclos menstruais sem dor e melhora da fertilidade, devendo-se, ainda, tomar o cuidado de bem avaliar os casos em que a infertilidade ocorre por obstrução das trompas, caso em que a acupuntura poderá ser um tratamento coadjuvante, quando se optar pela fertilização assistida CAMPIGLIA (2016).
Nos casos relacionados à infertilidade, a acupuntura aumenta o fluxo sanguíneo dos órgãos reprodutivos femininos, ajudando a normalizar a ovulação. O tratamento possibilita a circulação, a tonificação e o fortalecimento de energia, principalmente quando a causa da desarmonia é a deficiência por fraqueza constitucional, melhorando assim o fluxo energético. Harmoniza e equilibra a energia do ser humano tratando o indivíduo como um todo CAMBIAGHI (2012).
Uma pesquisa analisou 10 estudos envolvendo 589 pacientes e relacionou o resultado com outras análises. Concluiu-se que o uso da acupuntura pode aliviar a dor da endometriose e reduzir o CA-125 no sangue periférico XU (2017).
Outro estudo de BUGGIO (2017) mostrou que a acupuntura teve efeitos benéficos na intensidade da dor. Além disso, os pacientes relataram um aumento nas atividades sociais.
Mulheres portadoras de Endometriose tem buscado cada vez mais a Acupuntura para controlar os sintomas ou mesmo para engravidar. Para isso, é primordial a mulher se comprometer com uma conduta terapêutica de tratamento, para reequilibrar de maneira eficaz os sistemas do corpo.
---
A Acupuntura foi a primeira terapia integrativa que utilizei no meu processo de equilíbrio das minhas funções físicas, mentais e emocionais.
Na Medicina Chinesa não se trata a doença, e sim o indivíduo como um todo.
Com carinho,
Tati
Referências
BUGGIO, L. et al. Self-management and psychological-sexological interventions in patients with endometriosis: strategies, outcomes, and integration into clinical care. International Journal of Women's Health. May, 02. 2017.
CAMPIGLIA, H. Domínio do Yin: da fertilidade à maternidade; a mulher e suas fases segundo a Medicina Tradicional Chinesa. 2. ed. São Paulo: Cone, 2016.
CAMBIAGHI, A. S. Fertilidade Natural: os tratamentos naturais que podem melhorar a fertilidade do casal: de volta ao passado a caminho do futuro. 2. ed. São Paulo: Editora LaVidapress, 2012.
XU, Y. et al. Effects of acupuncture for the treatment of endometriosis-related pain: A
systematic review and meta-analysis. Plos One, San Francisco, Out, 27. 2017.
Publicação protegida pela lei do Direito Autoral nº 9.160/98 – Não é permitida a divulgação e/ou cópia desse material sem citar a fonte.
Aviso Legal
As informações contidas nesta página tem caráter informativo, não substituem a consulta ou acompanhamento médico.
Dúvidas, consulte sempre seu médico de confiança.
Relacionados:
0 comentários:
Postar um comentário